Escolha uma Página

A IRMÃ DE LAMPIÃO

mocinha-620

Maria Ferreira de Queiroz era a sétima irmã de Virgolino  também nascida no Sítio Passagem das Pedras , zona rural de Serra Talhada, Pernambuco, às margens do Riacho São Domingos.  Recebeu o apelido de Mocinha e chegou aos 102 anos de idade sendo chamada de Mocinha. Ela não viveu o Cangaço, mas acompanhava a vida perigosa do irmão famoso. Confessou, que só esteve com ele apenas uma única vez quando sua fama ultrapassava fronteiras. Para ela, Lampião “era tudo” e nunca se conformou com o seu assassinato. ” Mataram ele como se mata um bicho, e isso não se faz com ser humano”.

Como toda biografia dos cangaceiros é controvertida, a de Mocinha não foge à regra, mesmo sem ter entrado no bando, pois há contradições com relação a sua idade. Ela tinha dois documentos com datas diferentes no ano de nascimento. Um, de 1910 e outro de 1906. Assim, ela teria morrido com 106 anos e não aos 102 como foi divulgado.

Estava morando em São Paulo, no bairro de Santana na companhia de dois filhos: Expedito e Valdeci. Em 2009, dona Mocinha teve uma grande alegria, veio ao Recife conhecer parte dos descendentes dos Ferreira. Eram sobrinhos, primos, netos e bisnetos. Foram cinco dias de confraternização. Entre as netas, Sandra Queiroz, da Polícia Civil.

Dona Mocinha morreu em 2012 de insuficiência pulmonar.







Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *