Escolha uma Página

O MOTIM DAS MULHERES

floriano

Aconteceu a 30 de agosto de 1875, logo após o movimento do Quebra-Quilos, inclusive com características semelhantes. Tudo começou com a notícia do recrutamento militar imposta pelo Exército incluindo homens casados. As mulheres se revoltaram com esse detalhe, uma vez que iriam enfrentar dificuldades financeiras com os maridos nas Forças Armadas e longe de casa.

Uma das revoltosas, Ana Floriano, liderou um movimento em Mossoró, Rio Grande do Norte, e conseguiu em pouco tempo, reunir 300 mulheres em passeata de protesto pelas ruas. Elas rasgaram os editais afixados nas paredes da igreja e “marcharam” até a casa do juiz, onde destruíram livros e documentos relativos ao assunto.

Achando pouco, essas mulheres invadiram a Redação do jornal “O Mossoroense” picotando o texto que iria ser publicado no dia seguinte. Dispostas a tudo, foram para a Praça da Liberdade e enfrentaram o corpo a corpo com os soldados. Algumas saíram feridas, mas de cabeça erguida e todas acompanhadas por uma multidão de apoio. Ana Floriano, a cabeça do movimento foi processada.

O motim, não eliminou o recrutamento, mas serviu para retardar e avaliar o alistamento. Ponto para essas bravas mulheres!







1 Comentário

  1. Florina da Escóssia Collaço Lacerda de Souza

    Antônia Rodrigues Braga,conhecida com Ana Floriano, casou com Floriano da Rocha Nogueira, com os filhos: Francisco Firmino da Rocha Nogueira e Jeremias da Rocha Nogueira, casado com Izabel Benigna da Cunha Viana, com os filhos: Cecília da Rocha Nogueira e João da Escóssia Nogueira, casado com Noemi Dulcila de Souza, mais tarde Noemi da Escóssia, com os filhos: Jeremias da Rocha Nogueira Neto, Izabel da Escóssia, Corália da Escóssia Nogueira, Augusto da Escóssia Nogueira, Joel da Escóssia Nogueira, Dulce da Escóssia Cavalcanti, Escossilinda da Escóssia, Escossizilda da Escóssia e Lauro da Escóssia, casado com Raimundo Dolora Couto da Escóssia, com os filhos: Lauro da Escóssia Filho, Danilo Couto da Escóssia, Maria da Conceição da Escóssia Melo, Maria Carmen Couto da Escóssia, João da Escóssia Neto, Raimundo Augusto Couto da Escóssia, Noemia da Costa Rodrigues e Margarida da Escóssia, casada com Luciano José da Silva Colaço, com as filhas: Claudia da Escóssia Colaço, Valeria da Escóssia Colaço e Florina da Escóssia Colaço Lacerda de Souza, casada com Gilvan Lacerda de Souza, com os filhos: Otávio da Escóssia Colaço Lacerda de Souza, Marina da Escóssia Colaço Lacerda de Souza, Marília da Escóssia Colaço Lacerda de Souza e Mariana da Escóssia Brito Pessoa, casada com Alex Brito Pessoa, pais de Alexandre da Escóssia Souza Brito Pessoa e Ana Maria da Escóssia Souza Brito Pessoa.

    Estou postando apenas o que refere-se a minha descendência, que constam no livro As Dez Gerações da Família Câmboa, de Lauro da Escóssia(meu avô)

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *