Escolha uma Página

A PRIMEIRA MÉDICA

Ela nasceu 2 700 a C e é considerada a primeira mulher médica do mundo. Merit Ptá, nasceu e viveu no Egito na Era do Bronze. Pouca informação se tem sobre ela, mas os historiadores garantem que naquela época, não havia discriminação de gênero na Medicina. Acredita-se que suas pesquisas não foram estudadas durante muito tempo. Merit sabia tomar pulso, examinar retinas, textura da pele, além de ter noções de circulação de sangue. Utilizava unguento e ervas.

Pelo seu pioneirismo reconhecido, ficou com seu nome registrado na Medicina. O seu filho, Memphis, um alto sacerdote, colocou sua imagem e nome como médica-chefe na tumba da metrópole próxima da pirâmide Saggara, necrópolis do Antigo Egito.

Recentemente, membros da Astronomia Internacional se interessaram por ela. Merit abriu caminho para outras mulheres na Medicina. Em sua homenagem, denominaram de Merit uma cratera no Planeta Vênus.

Merit Ptá entrou nesse espaço pelo seu pioneirismo. Nada a ver com as mulheres cangaceiras (que também foram pioneiras) nas caatingas sertanejas do Nordeste.







Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *