É TEMPO DE XAXADO

jun 17, 2022 | 0 Comentários

Os cangaceiros eram organizados até na diversão. A dança deles, o Xaxado era exibido geralmente para comemorar, mas no período junino era dançado com mais frequência. A origem dessa dança é controvertida, desde índios, pelas batidas dos pés ritmados, ou na colheita do feijão, quando as vagens eram soltas com as batidas dos pés. Na verdade, foram os cangaceiros do Sertão Pajeú, Pernambuco, que adotaram essa dança como sua, principalmente Lampião e seu bando, a partir dos anos 20. Eles deram vida e fama ao Xaxado.

No início, ainda sem a presença de mulheres, marcavam o ritmo batendo com o rifle no chão. O líder, à frente dava o mote e os demais respondiam em coro cantando. Geralmente enaltecendo os feitos ou ridicularizando os inimigos. As volantes, sobretudo.

Com a chegada das mulheres nos anos 30, a dança ganhou vida. Elas entraram na brincadeira adotando novo formato. Vieram instrumentos como zabumba, triângulo, pífano e sanfona. Além de novos passos. Todos rápidos e sincronizados. Hoje, o Xaxado passou a ser folclore e até ensinado em escolas, como em Serra Talhada. As crianças aprendem e dançam como gente grande. Mês de junho, é tempo de xaxar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.